Categorias
Sociedade

Mensageiros da sorte

Os talismãs atraem a sorte e a felicidade. Conheça aqui os segredos de alguns desses importantes instrumentos de proteção.

O homem sempre sentiu necessidade de se proteger do desconhecido. E uma das formas que encontrou para combater seus medos foi reverenciar e carregar consigo pequenos objetos que ele considerava instrumentos de proteção: os talismãs. Certamente esses objetos têm capacidade de atrair as forças positivas e repelir as negativas, mas você não deve esquecer que a confiança depositada neles é tão importante quanto os objetos. Conheça, a seguir, alguns dos talismãs mais importantes e suas principais características.

Lua Crescente
Símbolo da felicidade no amor, proporciona fertilidade e prosperidade. Os antigos egípcios e gregos já utilizavam esse talismã para afastar os maus espíritos e as crises de melancolia e às vezes até de loucura que a lua nova provocava. 

Ferradura
Na Antiguidade, acreditava-se que os demônios temiam o ferro. Dessa forma, a crença na capacidade da ferradura de afastar maus presságios se deve ao material de que ela é feita, ao seu formato semelhante ao da Lua Crescente e também ao fato de estar associado ao cavalo, um animal muito forte. 

Trevo de Quatro Folhas
Boa parte do encanto do trevo de quatro folhas reside justamente no fato de ser muito difícil encontrá-lo em meio à natureza. Ainda assim, as reproduções dessa planta feitas em madeira ou metal são igualmente poderosas como talismã: usados junto ao corpo, ajudam você a alcançar todos os seus objetivos. 

Figa
Conhecida desde o início da Era Cristã, a imagem da mão fechada com o polegar entre o dedo indicador e o médio é uma velha forma de afastar mau-olhado e proteger as pessoas contra seres demoníacos. 

Pentagrama
A estrela de cinco pontas atrai o bem e afasta o mal. A ponta de cima representa a cabeça do homem, e as outras quatro representam os braços e pernas. Ela está associada ao equilíbrio e simboliza o domínio da razão sobre as paixões. 

Buda
A imagem do profeta Sidarta Gautama, o príncipe indiano fundador do budismo, é normalmente usada como talismã para trazer felicidade. “Coçar” a barriga dele todo dia e deixá-lo em cima de uma caixa cheia de moedas é uma forma de lhe pedir que o ajude a ter mais sorte e ganhar muito dinheiro. 

Cruz Ansada
Considerada o símbolo da vida, essa cruz aparece constantemente nas construções do Egito Antigo. Ela tem uma alça na parte superior e representa Rá, uma das mais importantes divindades egípcias, associada à criação. A tradição de que ela traz poder e conhecimento permanece até os nossos dias.

E você, tem algum talismã da sorte? Não deixe de seguir Claudiney Prieto e Brendan Orin no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *