Categorias
Espiritualidade

Oferenda aos orixás

A força dos orixás pode ser partilhada pelos homens. E uma forma de ter mais acesso a essa força – o axé – é cultivar as plantas e árvores que eles preferem ou lhes oferecer as flores e os frutos correspondentes. Para fazer a oferenda aos orixás, basta você ter a flor escolhida num ambiente da sua casa, sempre mentalizando que ela vai colocá-lo em contato com o deus. Ou comer o fruto, mentalizando que ele vai lhe trazer o axé do deus correspondente. Essa preferência tem a ver com as características da divindade, expressas nos mitos a respeito dela. 

Você pode captar mais intensamente a energia dos deuses do candomblé oferecendo-lhes as flores e frutos apropriados

(Cadu Silveira)

Para saber quais são as flores e os frutos preferidos pelos orixás e fazer sua oferenda, oriente-se pelo roteiro abaixo, que contém as preferências de sete dessas divindades. 

Nanã
Está associada às águas e à terra, que recebe os mortos e de onde brotam as colheitas. Alguns mitos a consideram mulher de Oxalá, criadora do mundo e mãe de todos os deuses. Favorece a prosperidade.
Flores: hortênsia e manacá.
Fruta: jaca dura

Oxum
Linda e muito vaidosa, simboliza o aspecto feminino e representa o poder de gestação da mulher. Está associada à água dos rios, que fecunda a terra e gera riquezas. Protege a gravidez.
Flor: rosa-amarela.
Fruta: banana-prata

Iemanjá
É a mãe dedicada, descrita como mulher de Oxalá em alguns mitos. Na África é deusa do rio; no Brasil, a muito amada deusa do mar. Favorece o relacionamento com os filhos.
Flor: palma branca.
Fruta: graviola e pêssego

Iansã
Orixá dos ventos e das tempestades. Seus filhos costumam ser de temperamento inconstante. Sua cor é o vermelho. É mulher de Xangô e o aspecto feminino dele, segundo diversos mitos. Traz energia e vitalidade. Flor: rosa-chá.
Fruta: manga-rosa

Xangô
O orixá da justiça, é o senhor do fogo. Está associado ao vermelho, à força que assegura a vida e a reprodução do universo. Ajuda na resolução de questões judiciais.
Flor: palma-vermelha.
Frutas: caqui e fruta-do-conde.

Obaluaê
O rei dos espíritos do mundo, está relacionado à cor negra da terra, ao segredo e à morte, e também ao vermelho e ao fogo causado pela febre. Ajuda a prevenir e até curar doenças.
Flor: quaresma.
Fruta: banana-da-terra

Ogum
Guerreiro e caçador, criador das armas e instrumentos de ferro, é o desbravador, o orixá que abre os caminhos. Seus filhos costumam ter temperamento violento. Traz força e coragem.
Flor: cravo-branco.
Fruta: manga-espada.

Não deixe de seguir Claudiney Prieto e Brendan Orin no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *