Usado há milhares de anos por magos e sacerdotes, os incensos são um canal de comunicação com os deuses e nos proporcionam paz.
Silvia Lakatos
Em todas as tradições religiosas do mundo, o incenso sempre esteve presente como um instrumento de elevação espiritual e de comunicação com os deuses. Além disso, o incenso também é responsável pela energização de anjos, espíritos e outros seres do plano astral. E, como cada aroma está associado a determinado tipo de energia, cada tipo de incenso nos coloca em sintonia com uma força espiritual específica, que atua sobre nosso corpo físico e também sobre nossas emoções e nossa espiritualidade.
O uso de incensos não está restrito aos templos ou a sacerdotes e iniciados: você também pode usá-los para purificar o ambiente e encontrar pleno equilíbrio físico e emocional. Mas, para que os efeitos do incenso sejam totalmente benéficos, é necessário seguir algumas regras básicas. Por exemplo: nunca se deve acender incensos de aromas diferentes ao mesmo tempo. Isso causaria uma espécie de “linha cruzada” no plano astral, como se você estivesse enviando várias mensagens e nenhuma delas ficasse muito clara. Evite também usar isqueiros: os fósforos são mais antigos e a força da tradição é muito importante nas práticas mágicas. Por fim, lembre-se que a fumaça do incenso é a “mensageira” nos nossos desejos. Por isso, ao acender um incenso, procure estar com a mente serena e ter boas intenções.
Rituais para purificação
Para fazer um ritual de limpeza na sua casa, no seu templo ou local de trabalho, o primeiro passo é abrir todas as janelas para que assim as energias se renovem. Depois, acenda quantas varetas de incenso quiser e deixe-as queimar até o fim. É aconselhável fazer esse trabalho de purificação uma vez por semana, inclusive no banheiro.
Para fazer um trabalho de purificação pessoal, sente-se relaxadamente e coloque uma vareta de incenso acesa sob a cadeira. Faça uma oração (de preferência o pai-nosso) e deixe o incenso queimar até o fim.
Para fazer um trabalho de purificação a dois, uma das pessoas fica deitada de bruços enquanto a outra movimenta uma vareta de incenso acesa, como se desenhasse um 8 nas costas da que está deitada. Depois, invertem-se as posições. Esse ritual permite equilibrar os chacras – os centros de energia do corpo – e ajuda a prevenir doenças, além de proporcionar serenidade emocional e elevação espiritual.
Conheça alguns cheiros de magia
A seguir, relacionamos 32 aromas de incensos que podem ser encontrados em varetas, suas finalidades principais e os chacras a que eles estão associados:
ACÁCIA
Efeitos: Proporciona vitalidade física e aumenta a autoconfiança. Favorece os assuntos materiais e incentiva a busca espiritual. Purifica ambientes.
Chacra: Básico.
ALECRIM
Efeitos: Ajuda a superar o cansaço e afasta lembranças de experiências amorosas negativas. É excelente para quem pratica ioga ou artes marciais.
Chacra: Básico.
ALFAZEMA
Efeitos: Proporciona equilíbrio emocional e coragem para ir em busca da realização dos ideais afetivos. Favorece também a prática da oração.
Chacra: do Plexo Solar.
ALMÍSCAR
Efeitos: Tem efeitos afrodisíacos, principalmente se for usado pela mulher, pois desperta o desejo sexual masculino. É recomendado para quem não tem preferência religiosa definida.
Chacra: Básico.
ÂMBAR
Efeitos: Proporciona um aprimoramento da sensualidade, aumenta a responsabilidade e favorece a prática de lutas marciais e tai chi chuan.
Chacra: Umbilical.
ANGÉLICA
Efeitos: Torna a pessoa mais afetiva, generosa e gentil. É especialmente adequado para pessoas que se identificam com as doutrinas cristã e espírita.
Chacra: Cardíaco.
ARRUDA
Efeitos: Proporciona segurança e proteção espiritual. Eficiente na eliminação de energias negativas, é muito apreciado pelos adeptos dos cultos afro-brasileiros, que o utilizam na purificação de ambientes.
Chacra: Umbilical.
BENJOIM
Efeitos: Estimula sentimentos de fé, esperança, generosidade e compaixão. Desperta a criatividade e favorece os trabalhos artísticos e literários. É indicado, também, para a prática de oração e meditação.
Chacra: Laríngeo e cardíaco.
BERGAMOTA
Efeitos: Proporciona autoconfiança e ajuda a pessoa a ter mais consciência das suas qualidades, induzindo-a a lutar pelas coisas que deseja, principalmente no amor. Indicado para os praticantes de artes marciais, tai chi chuan e meditação.
Chacra: do Plexo Solar.
CAMOMILA
Efeitos: Proporciona saúde física e favorece as práticas de ioga e oração. Seu uso constante desenvolve a calma, a disciplina e a criatividade.
Chacra: Umbilical.
CANELA
Efeitos: Proporciona autocontrole e ajuda a conter a agressividade e a regularizar o apetite. É indicado para quem não tem religião mas deseja se dedicar mais a espiritualidade.
Chacra: Básico.
CEDRO
Efeitos: Proporciona vitalidade e força física e faz aflorar a sensualidade. É indicado também para a purificação de ambientes, pois atrai vibrações e harmonia.
Chacra: Básico.
CRAVO
Efeitos: Proporciona saúde física e afasta sensações de medo, insegurança e rejeição. É bastante apropriado para as pessoas que praticam ioga e meditação ou que apreciam as religiões indígenas.
Chacra: Básico.
JASMIM
Efeitos: Proporciona maior resistência física, auxiliando no combate ao estresse e ao esgotamento nervoso. É indicado para as pessoas que assumem muitas atividades e também para aquelas que apreciam seguir várias correntes religiosas ao mesmo tempo.
Chacra: Umbilical.
KALI-DANDA
Efeitos: Favorece a intuição, o poder de concentração e a expansão da consciência. Composto de vários ingredientes, entre eles mirra, sal grosso, arruda, cânfora e carvão, esse incenso é indicado para purificar ambientes e para acompanhar qualquer tipo de prática espiritual, principalmente ioga, meditação e artes divinatórias.
Chacra: Frontal.
LAVANDA
Efeitos: Estimula a criatividade, a inteligência e a sensibilidade. É indicado para as pessoas que trabalham com arte ou ensino e favorece qualquer tipo de estudo, principalmente de assuntos esotéricos.
Chacra: Laríngeo.
LIMÃO
Efeitos: Proporciona purificação física, emocional e espiritual e é muito eficiente quando usado durante massagens e outras terapias. Favorece as práticas de ioga e oração.
Chacra: Umbilical.
LÓTUS
Efeitos: Proporciona grande expansão de consciência e profundo autoconhecimento. Ajuda a superar lembranças negativas. É indicado para quem se identifica com o budismo e para os praticantes de meditação.
Chacra: Coronário.
MADHUBAN
Efeitos: Favorece a vitalidade sexual e desperta qualidades como a disciplina, o autocontrole e a responsabilidade. É indicado para práticas de ioga e para purificar o ambiente antes de fazer amor.
Chacra: Básico.
MADRESSILVA
Efeitos: Aguça a sensibilidade e torna a pessoa mais amorosa e gentil. Ajuda, também, a se desprender das coisas materiais e a superar o egoísmo. Quando utilizado na purificação de ambientes, atrai harmonia. É indicado para quem se dedica à prática de oração.
Chacra: Cardíaco.
MIRRA
Efeitos: Estimula a intuição e a sensibilidade. É indicado principalmente para as pessoas que se identificam com a fé cristã ou que se dedicam às práticas de oração e meditação.
Chacra: Frontal.
MOGRA
Efeitos: Estimula a criatividade e tem efeitos favoráveis sobre o estado físico e emocional de gestantes, beneficiando também o feto. É indicado para a prática de orações em agradecimentos a bênçãos recebidas.
Chacra: Umbilical.
MUSK
Efeitos: Desenvolve a coragem, o autocontrole e a disciplina, mas também desperta o desejo sexual. É indicado para as pessoas que têm dificuldade em concluir projetos ou em lutar pelo que desejam. No aspecto espiritual, está associado às religiões orientais, principalmente o budismo e o taoísmo.
Chacra: Básico.
OLÍBANO
Efeitos: Estimula o senso prático e a objetividade. É indicado para purificar ambientes, pois atrai prosperidade e afasta energias ligadas a conflitos e mágoas. É eficiente para acompanhar novenas e outras práticas que exijam perseverança.
Chacra: Básico.
ORQUÍDEA
Efeitos: Proporciona equilíbrio emocional e aumenta a sensibilidade. É indicado para purificar o ambiente de trabalho, pois ajuda a encontrar soluções para problemas práticos.
Chacra: Cardíaco.
PATCHOULI
Efeitos: Desenvolve o autocontrole e a objetividade. Seu uso constante elimina problemas com raiva e ansiedade e ajuda a encontrar equilíbrio sexual. Favorece, também, as práticas de artes divinatórias.
Chacra: Básico.
ROSA BRANCA
Efeitos: Traz tranquilidade e lucidez e favorece a percepção extra-sensorial. É indicado para estudiosos de ciências ocultas e praticantes de magia.
Chacra: Frontal.
ROSA MUSGO
Efeitos: Favorece a intuição e ajuda a organizar os pensamentos. É indicado para quem se dedica a estudos esotéricos e à prática de meditação.
Chacra: Frontal.
ROSA VERMELHA
Efeitos: Ajuda a controlar as paixões e a superar velhos medos. Beneficia também a saúde física e estimula a sensibilidade artística. É indicado para quem deseja desenvolver a fé.
Chacra: Umbilical.
SÂNDALO
Efeitos: Estimula a intuição e ajuda a expandir a consciência e a desenvolver poderes de clarividência e clariaudiência. Favorece a busca do autoconhecimento e é apropriado para as práticas de ioga e meditação.
Chacra: Coronário.
VERBENA
Efeitos: Estimula a fé, amplia a memória e desperta a intuição. Relacionado à fertilidade, é indicado para mulheres que desejam engravidar. Além disso, ajuda a superar tristezas.
Chacra: Umbilical.
VIOLETA
Efeitos: Beneficia a saúde física, sendo indicado para praticantes de tai chi chuan e artes marciais. Ajuda a recuperar a autoestima e a confiança e elimina problemas como o orgulho e o egoísmo. Está associado à tradição religiosa egípcia e favorece a prática de artes divinatórias.
Chacra: do Plexo Solar.
Quer ficar por dentro de outros cheiros de magia? Clique aqui e conheça o curso de Aromaterapia!